Cogeração

Publicado por Veolia Portugal, SA

Tipo(s) de infraestrutura
Hospitais

Domínio(s) de intervenção
Energias Renováveis

Palavra(s) chave
Eficiência hídrica Cogeração

Descrição

A Veolia, com mais de 160 anos de história, tem presença em 5 Continentes e +50 países com cerca de 179.000 colaboradores, tem como propósito a transformação ecológica e missão “Resourcing the World”.

Em Portugal, a Veolia está presente desde 1992, atuando nas áreas da gestão da Água, dos Resíduos e da Energia com soluções adaptadas às necessidades dos seus clientes: indústrias, cidades e setor terciário especializado.

A eficiência energética, a segurança do recurso, a redução da fatura energética e do impacto ambiental são temas cruciais quando falamos de produção de energia.
A cogeração é um processo de produção combinada de energia térmica e de energia elétrica, num sistema integrado, a partir de uma única fonte de combustível, como por exemplo gás natural. O calor residual produzido na geração de eletricidade é, neste caso, recuperado e convertido para utilização em aquecimento de espaços, aquecimento de água, produção de vapor e em chillers de absorção para produção de frio (trigeração).
A unidades de cogeração são uma solução vantajosa em múltiplos aspetos:
- Maior rendimento quando comparadas com as unidades convencionais, nas quais o calor e a eletricidade são produzidos de forma separada. A cogeração permite poupar mais de 10% de energia primária, assim como valorizar a eletricidade gerada - para venda à rede ou autoconsumo.
- Produzindo a eletricidade de forma descentralizada, pode reduzir-se as perdas nas redes de distribuição em 2,5 a 7%
- Garantindo um fluxo contínuo e de alta qualidade de energia térmica e elétrica, promove maior eficiência e fiabilidade do fornecimento de energia. Por esse motivo são soluções especialmente indicadas para hospitais - incluindo a sua utilização como unidades de back-up e emergência.
- Quando comparadas com as unidades alimentadas a gás, combustíveis derivados de petróleo ou carvão, as unidades de cogeração reduzem as emissões de CO2 para a atmosfera em 14 %, 24 % e 28 %, respetivamente.

Artigos relacionados
ECO XL

Publicado por ENERGIE Est, Limitada

Bloco Solar Piscinas

Publicado por ENERGIE Est, Limitada

Bomba de Calor X30

Publicado por ENERGIE Est, Limitada

Grupos Modulares GMB Plus

Publicado por BAXI Soluções de Climatização, S.A.

Sistemas de Gestão Técnica em Edifícios

Publicado por Domótica SGTA, Gestão Técnica e Automação Lda.

Software de Gestão de Energia

Publicado por Invensis, Inovação e Sistemas Informáticos